A II Exposição Permanente: Egito Antigo Vida e Imortalidade


Essa pequena mostra é um tributo ao passado de uma grandiosa civilização, que deixou uma notável contribuição cultural para a humanidade. A segunda exposição permanente da Galeria de Egiptologia, do Museu de Arqueologia, apresenta diversos aspectos histórico-culturais, e enfatiza o cotidiano, a sociedade e a religiosidade do povo egípcio.

PRIMEIRA SALA


Nessa sala estão presentes objetos do Período Pré-dinástico (c. 5000 a 3100 a.C.), fase que antecede a descoberta da escrita e mostra o desenvolvimento da agricultura e da pecuária. Na seqüência são mostrados através de diversos artefatos do período histórico (Reinos: Antigo, c. 2575-2134 a.C.; Médio, c. 2040-1640 a.C.; e Novo, c. 1550-1070 a.C.), bem como quadros, o cotidiano do povo egípcio, do camponês ao faraó. Nesse recinto também são enfocados a casa e o seu mobiliário, a partir de objetos de uso diário.


SEGUNDA SALA


Na segunda sala são enfocadas a religião oficial e a religião funerária. Os diversos objetos expostos, datados do Reino Antigo (c. 2575-2134 a.C.) até a Época Greco-Romana (c. 332 a.C. até 395 d.C.), refletem a preocupação dos egípcios com a vida após a morte e a eternidade. São apresentadas múmias e objetos de uso funerário, tais como: estelas, ushabtis, amuletos, ataúdes, vasos canópicos, fragmentos de relevos e pinturas, entre outros. Em uma segunda parte, a religião oficial é mostrada através dos quadros e das diversas estatuetas de divindades expostas. Merecem destaque também, as réplicas de peças descobertas na tumba do faraó Tutankhamon.